Face à quantidade de ruídos e sons que emanam das atividades de educação física e esportes, a acústica é extremamente importante no projeto dos prédios destinados a essas atividades. O tratamento acústico no projeto de prédios é do domínio da engenharia acústica. Um engenheiro especialista em acústica deve ser consultado quando desejamos adequadas qualidades de reflexão e absorção de som em todas as superfícies dentro de uma instalação. O tratamento acústico deve melhorar o som de modo que se possa ouvir facilmente e que também haja boa absorção sonora. O ruído de fundo, basicamente sons indesejáveis que se originam ou nas próprias estações de ensino ou de se introduzem de outras áreas, deve ser controlado. O ruído interno pode se caracterizar pelo atrito de uma cadeira deslocada sobre o piso, reverberações, ecos ou ainda sons refletidos. Todos os sons se propagam esfericamente. Se um espaço vai ser acusticamente tratado, as paredes, tetos, pisos e outras superfícies no interior desse espaço devem ser constituídas por materiais apropriados.

Tratamento Interno

Existem quatro meios comuns de tratamento acústico de espaços: (1) A utilização de paredes ou outras barreiras. (2) A existência do próprio ar ambiente é um tratamento acústico. Quanto maior o espaço, mais o som transita e mais é absorvido. (3) O uso de materiais acústicos nas diversas superfícies. (4) Materiais acústicos suspensos sobre o vão de grandes arenas representam um importante método de controle de som.

Zoom 

Tratamento Externo

Ruídos de fundo ou sons indesejáveis provenientes de espaços de atividades externas também podem ser acusticamente tratados. Ruídos ou sons indesejáveis podem ser transmitidos dentro de uma sala através dos dutos de ventilação, tubulações e espaços em torno de protetores dos tubos (camisas). A transmissão de som através de dutos pode ser reduzida pelo uso de abafadores ou revestindo os dutos com materiais resistentes a fogo e absorvedores de som. Eles podem ser unidos com lona ou material à base de borracha para impedir a transmissão de som através do metal. Podem ser encamisados e o espaço entre a camisa e o tubo deve ser preenchido. O som pode ser transmitido também através de paredes tetos e pisos. Isto pode ser reduzido a um mínimo desejável via projeto estrutural apropriado e adequada seleção de materiais. Em construções convencionais, parafusos alternados podem suportar a lateral da parede de tal maneira que não haja contato de uma superfície de parede para outra. Isto é conhecido como construção de parede dupla. O espaço entre as paredes pode ser preenchido com material absorvedor de som para maior diminuição na sua transmissão. Algumas vezes, 6 cm a 8 cm de espessura de areia na base da parede reduzirá consideravelmente a transmissão de ruído. Da mesma maneira, painéis acústicos aplicados sobre as divisórias na construção de tetos suspensos podem reduzir bastante o som entre as salas. A vibração de máquinas ou impactos sonoros podem ser reduzidos através de revestimento apropriado no piso e/ou pela instalação das máquinas sobre apoios flutuantes ou resilientes. Barreiras sonoras como portas ou paredes duplas são necessárias entre áreas ruidosas e áreas tranqüilas. A localização imprópria de portas e janelas pode criar problemas de ruído. É imperativo considerar a localização da instalação e também considerar a distribuição de suas áreas internas visando o controle sonoro. Localizar a educação física e as instalações esportivas em área semi-isolada ajuda no controle acústico. A mesma teoria deve ser aplicada nas instalações esportivas internas.A localizaçao de áreas “barulhentas” como levantamento de pesos, área de exercícios aeróbicos, vestiários, piscinas ginásios e áreas de espectadores devem ser planejadas em relação a áreas tranqüilas como salas de aulas e escritórios. Cuidado especial deve ser dispensada à manutenção de materiais acústicos. Pintura a óleo reduz as qualidades de absorção de som na maioria dos materiais. O tratamento das superfícies de diversos materiais acústicos varia. O tratamento mais comum de placas de fibras acústicas é uma suave demão de tinta à base de água, porem vários materiais acústicos perdem sua eficiência após a aplicação de várias camadas de pintura.



Tratamento Acústico do exterior

Algumas vezes, o exterior de um espaço ou prédio deve ser tratado acusticamente. Se um ginásio está localizado nas proximidades de um aeroporto, ou se localizado junto a uma via de passagem de caminhões pesados, o tratamento acústico do exterior deve se considerado. Aplique os mesmos princípios, tanto nos espaços internos quanto nos externos. Projetar um mínimo de superfícies sólidas e planas, como estacionamentos pavimentados e calçadas. Utilize arbustos e grama sempre que possível. Paredes, muros, acostamentos e água são itens para boa acústica externa. Muitos problemas acústicos podem ser evitados desde o início se os conceitos de transmissão sonora são considerados a partir dos estágios iniciais do planejamento de uma instalação. A localização de espaços geradores de ruídos separados de áreas tranqüilas é fácil de se identificar na fase inicial do projeto. Corrigir problemas futuros causados por áreas adjacentes impróprias é bem mais difícil. Mesmo a melhor construção com as melhores técnicas de tratamento acústico não podem resolver completamente o problema criado por vizinhança imprópria. O resultado final será mais aceitável se problemas acústicos forem antecipados e equacionados no projeto esquemático.

Zoom